9 de janeiro de 2015

"Matamos Charlie Hebdo", disse atirador, em francês, após massacre em Paris


O site do diário francês "Le Figaro" publicou trecho de um dos vídeos do ataque ao jornal satírico "Charlie Hebdo" em que se ouve claramente um dos terroristas dizendo "Vingamos o profeta Maomé, matamos Charlie Hebdo".
A frase em francês captada pelo "Figaro" é "On a vengé le prophète Mohammed, on a tué Charlie Hebdo".

Ela deixa claro que a motivação do massacre (se ainda havia dúvida) foi vingar Maomé. O jornal satírico costumava publicar charges polêmicas sobre o islamismo e seus símbolos, e já havia sido alvo de ataques (menos letais) anteriormente.

No trecho publicado pelo "Figaro" não se ouvem palavras em outro idioma que não o francês, e não fica claro a quem o terrorista se dirige (aparentemente, ele fala ao companheiro mascarado ou a um terceiro terrorista, que não aparece nas imagens). Outros registros em vídeo captaram expressões em árabe, como "Deus é grande".

A desenhista Corinne Rey, colega dos jornalistas mortos, afirmou ao jornal "L'Humanité" que foi abordada pelos terroristas na entrada do prédio do "Charlie Hebdo". Ela teria sido poupada do massacre "por ser mulher". Corinne disse que os dois homens mascarados "falavam francês perfeitamente".

Sem comentários:

Enviar um comentário