10 de julho de 2014

Líder do grupo EIIL, ele anunciou a criação do seu califado islâmico no final de junho, em territórios pertencentes ao Iraque e à Síria

O líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi
O líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi aparece em uma mesquita em Mosul, Iraque, em sua primeira aparição públicaSão Paulo - No último dia 29, o grupo rebelde sunita EIIL (Estado Islâmico do Iraque e Levante) proclamou o seu Estado Islâmico, um califado tomando áreas do Iraque e Síria, previamente invadidas e dominadas.O grupo, em sua maioria formado por sunitas radicais, é uma dissidência da Al Qaeda iraquiana. Nos últimos meses, vinha atacando regiões do Iraque e da Síria com extrema brutalidade.
No Iraque, lutam contra o governo xiita de Nuri al-Maliki. Na Síria, querem derrubar o ditador Bashar al-Assad – não exatamente porque compactuam com outros rebeldes, sim porque não querem uma liderança alauíta.Os membros do Estado Islâmico são considerados extremistas até mesmo pela Al Qaeda.O próprio Bin Laden, se soube depois através das chamadas "Cartas de Abbottabad" - correspondências achadas no esconderijo dele no Paquistão após a sua morte -, reprovava o grupo, dizendo que ele causaria um impacto negativo na reputação da Al Qaeda.
No novo Estado Islâmico, impera a sharia (lei islâmica), seguida de um modo ultra-radical. A vida no
califado seguiria a forma de vida dos primeiros muçulmanos.
Há anos o seu líder, Abu Bakr Al-Baghdadi, não aparecia em público. No último sábado (5), contudo, o grupo divulgou um vídeo onde al-Baghdadi aparece discursando em uma mesquita em Mosul, Iraque.Sob o nome de “Califa Ibrahim”, o líder pede que todos jurem lealdade a ele. Ele se diz o “califa de todos os muçulmanos”.
“Se pensam que tenho razão, ajudem-me. Se acreditam que estou equivocado, me aconselhem e me guiem no bom caminho", disse durante um sermão de meia hora.Quem é al-Bagdadi O nome verdadeiro de Abu Bakr al-Baghdadi é Awwad Ibrahim Ali al-Badri al-Samarrai.Acredita-se que ele tenha nascido em Samarra, no norte de Bagdá, em 1971.
Ele estudou na Universidade de Ciências Islâmicas, em Adhamiya, subúrbio de Bagdá, ganhando títulos de mestre e doutor em Estudos Islâmicos.
Aderiu a grupos insurgentes em 2003, com a invasão americana no país. Em 2010, chegou à liderança da Al Qaeda no Iraque. Depois, formou o EIIL. Em outubro de 2005, ele chegou a ser declarado morto pelos EUA, em um ataque aéreo.
Depois, foi capturado e ficou preso por quatro anos em uma base americana no Iraque, no Camp Bucca, mas foi solto em 2009.Fontes militares dos EUA afirmaram que as palavras finais de al-Baghdadi ao deixar a prisão foram "Vejo vocês em Nova York".
Foi durante seu período preso que al-Baghdadi se transformou. Segundo homens que conviveram com ele na prisão, ele era um homem “médio”, que não tinha tanto poder ou ambições dentro do grupo.
Em 2011, foi incluído na lista de terroristas da ONU e dos Estados Unidos. Na prisão,  radicalizou por completo. Quatro anos depois, quando o líder da Al Qaeda iraquiana Abu Omar al-Baghdadi foi morto em um ataque os EUA, assumiu a liderança do grupo. O seu rosto era desconhecido até janeiro desse ano, quando autoridades iraquianas publicaram fotos antigas suas.
Por conta do mistério, especialistas demoraram para identificar se, no vídeo divulgado pelo grupo, o homem que falava na mesquita era realmente al-Baghdadi. O The Guardian conversou com Hisham al-Hashimi, um iraquiano especialista em estudos sobre a militância islâmica no país. Segundo al-Hashimi, as vestes e o jeito de falar de Al-Baghdadi no vídeo sugerem que ele está tentando deliberadamente se parecer com os primeiros califas, especialmente aqueles do período Abbasid (terceiro califado a suceder o Profeta Muhammad), que imperou entre os anos 750 e 1258.Muitos jornais repararam que, apesar da tentativa de parecer “histórico”, o dito líder usava um relógio desportivo moderno no pulso direito.

Comentário pessoal: Pretender suceder ao “Profeta Maomé” significa muito mais do que se possa pensar. Não é a sucessão ao líder da Al Qaeda, é retorno à chefia de todo mundo árabe e inclusive aos países que já tiveram grande presença muçulmana como foi o caso de Portugal e Espanha entre muito outros.
É desafiar o mundo Cristão e não falamos exclusivamente do mundo ocidental, mas do mundo Cristão Ortodoxo.
Ninguém deve especular sobre esta matéria. Ninguém! Mas a verdade é que não se trata de um radical vindo dos bairros pobres de um qualquer país pobre! Não. Trata-se de um intelectual com uma matriz fundamentalmente manipuladora.
Se não vou sugerir mais nada: sei que estão a pensar em Hitler, na época da Inquisição, não, não pensem. Esperem e o tempo puxa o gatilho!
 "Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” (Lucas 21: 28)

José Carlos Costa
Nota: algum tempo atrás alguém que lia os meus posts neste Blog perguntava: “Quem é este José Carlos Costa?”
Vou responder: Sou eu, uma pessoa que procura ler a Bíblia com uma mão e a outra ler os jornais…e simplesmente, constatar que não se contradizem.

Fiquem Bem, fiquem com Jesus e “olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.”

Sem comentários:

Enviar um comentário