22 de setembro de 2013

Igreja não pode 'interferir espiritualmente' na vida dos gays

O Papa disse que a Igreja tem o direito de expressar suas opiniões, mas não pode "interferir espiritualmente" nas vidas de gays e lésbicas. Em uma entrevista divulgada nesta quinta, Francisco afirmou também que as mulheres deveriam ter papel nas decisões da Igreja e desconsiderou as críticas daqueles que dizem que ele deveria lutar contra o aborto e o casamento entre homossexuais.

A entrevista, divulgada hoje pela revista La Civiltà Cattolica e traduzida em diferentes línguas (leia na íntegra, em inglês), aprofunda a visão de Franciso a respeito da Igreja Católica Romana. Eric Marrapodi e Daniel Burke, comentaristas de religião da rede de TV americana, acreditam que os comentários do Papa não fere a política ou a doutrina católica, mas mostram um movimento que vai da censura ao engajamento (em relação à polêmica).

"A Igreja, às vezes, se fecha em si mesma em coisas pequenas, em regras pequenas", disse o chefe da Igreja de Roma. "As pessoas de Deus querem pastores, e não clérigos agindo como burocratas ou oficiais do governo", acrescentou. Segundo Francisco, se a Igreja falhar em achar equilíbrio entre as missões espiritual e política, "vai ruir como um castelo de cartas".

No final de julho, quando voltava a Roma depois da Jornada da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, Francisco já havia feito declarações parecidas. "Se a pessoa é gay, procura a Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?", disse o Papa na época. 
Nota pessoal: Assim é de fato, ninguém deve interferir nas vidas de gays e lésbicas. Sim cada um tem os seus direitos e opções. Já não estou de acordo com afirmativa do papa Francisco quando diz: "interferir espiritualmente", entendo que se eu desejo pertencer a uma comunidade espiritual, devo reger a minha vida pelas normas dessa comunidade, a menos que essa comunidade não se oriente por princípios bíblicos (se se entender as palavras do papa nesse contexto, então, ele tem razão). Quando falamos em princípios bíblicos, falamos em cristianismo, então subentende-se que o papa pertence a uma comunidade não-cristã.
Textos bíblicos: "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;" (Levítico 18 : 22)
"Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.” (Levítico 20 : 13)
"E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idónea para ele."  (Génesis 2 : 18).
Não temos a intenção de ofender um homem humilde e simples como o papa Francisco que ainda recentemente deu prova disso mesmo, ao aceitar uma Renault 4L com 300.000 kms. Mas ele não deve desconhecer: “Apesar de estar rodeada de um velho silêncio, a questão da homossexualidade entre sacerdotes é um "tema real", com respeito ao qual "não se pode fingir ignorância". Por isso, no Estado de Connecticut, nos Estados Unidos, os jesuítas decidiram falar sobre este tema publicamente. E deste modo, por primeira vez, uma universidade católica organizou recentemente um simpósio sobre a controvertida questão da homossexualidade dentro das comunidades de religiosas e sacerdotes. Segundo a doutrina católica, os gays têm que ser acolhidos com respeito e delicadeza, sendo por isso preciso evitar todo tipo de sinais de injusta discriminação. Contudo, a Igreja, apesar de respeitar as pessoas homossexuais, não admite no seminário nem nas ordens sacras pessoas que pratiquem a homossexualidade, apresentem tendências homossexuais profundamente arraigadas ou apoiem a chamada cultura gay. Essas pessoas, de fato, se encontram numa situação que obstaculiza gravemente uma correta relação com homens e mulheres.”
Pobre papa! Os gestos do papa são importantes! É a Palavra de Deus o farol da verdade  que deve iluminar os homens que procuram a santidade! (São João 17:17).

José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário