3 de agosto de 2013

Casal idoso na Bélgica por meio da Eutanásia - “Partiram juntos” - Para onde?

Com quase mil e quinhentos casos de eutanásia em 2012, a eutanásia já não é notícia na Bélgica. Agora, apenas casos mais “pitorescos” ganham espaço na média. Há uma semana, um “primeiro caso” chamou alguma atenção: foi um casal de idosos, casados há sessenta e quatro anos, que se recusaram a esperar que a morte chamasse um dos dois, esquecendo o outro… Leopold Dauwe, 90 anos, e a sua esposa Paula Raman, 89 anos tinham problemas de saúde: ele era cardíaco, ela estava a perder a visão e tinha uma doença pulmonar. Mas não eram doentes terminais. Viviam num asilo de idosos. O genro do casal explicou que a suas dificuldades se agravariam e que “não havia nenhuma perspectiva de uma morte digna”, pelo que a família foi cem por cento favorável à “decisão”. Paula era “profundamente religiosa” e contrária à  eutanásia. Depois mudou de ideia: “Ainda sou católica”, declarou a um jornal belga, “mas à minha maneira”. “Juntos caminhamos. Juntos partimos”, foram os dizeres do comunicado de falecimento.
Fonte (Le blog de Jeanne Smitse Huffington Post )
Comentário pessoal: A vida plena; nascimento, juventude, adulto e idoso é um dom que Deus oferece a cada um de nós e a esta vida só Deus pode pôr limites. Por essa razão o mandamento de Deus diz: “Não matarás.” Êxodo 20:13.
Toda e qualquer compreensão correta da nossa relação conosco e com o nosso próximo indica que devemos respeitar e honrar a vida, pois toda a vida é sagrada (ver Gén. 9:5,6. Jesus magnificou (Is. 42:21) este mandamento ao incluir, como parte da sua violação, a ira e o desprezo (Mat. 5:21,22). Mais tarde o apóstolo João acrescentou o ódio como violação deste mandamento de êxodo 20:13 no texto de 1ª João 3:14,15). Este mandamento não só proíbe a violência física mas também, toda a atitude ou decisão de alterar o curso da vida que Deus colocou em nós.
Certos que há períodos da vida indesejáveis. Ainda assim, uma pergunta tem que ser feita à afirmativa “Juntos partimos”. Partiram para onde? Sei o que estão a pensar ou suponho saber, “pó da terra”, “estado de inconsciência”, como diz Eclesiastes 9:5,6. Mas isso é perfeita ignorância ou ainda mais, grande e total egoísmo : “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Coríntios 6:19. Sem dúvida um rumor do fim, estes casos multiplicam-se por toda a Europa. Lamentável!

José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário