25 de junho de 2013

Terrorismo, Guerra, Violência pessoal, Sequestro, etc.

A revolta verde e amarela. Milhares de pessoas manifestam-se contra a realização da Taça das Confederações e contra a Presidente Dilma Rousseff. Os protestos no Recife rapidamente se transformaram em atos de vandalismo, situação que sucedeu noutras cidades brasileiras.


O medo pode matar, e isso não é nenhuma novidade na medicina. A ansiedade, que é a versão civilizada do medo, também mata. Os atos de violência, em qualquer de suas formas, desde violência coletiva, como é o caso da guerra, dos atentados, das violações de direitos, etc, até a violência individualizada, como são os assaltos, os estupros, a tortura, etc. podem ser comparados à uma espécie de câncer da alma.
As vítimas diretas ou indiretas (familiares, testemunhas, etc) da violência correm um risco de desenvolverem algum transtorno emocional em torno de 60%, enquanto a percentagem da população geral tem este mesmo risco reduzido a 20%.
Ações violentas sobre o psiquismo humano são aquelas que afetam profundamente a vida psíquica do ser humano, isto é, que prejudicam o conforto psíquico. Submetida a essas ações violentas sobre o psiquismo humano, a pessoa deixa de ser dona e senhora de seu eu, deixa de governar-se e determinar-se a si mesma, perdendo, consequentemente, o domínio de seu ser e de sua liberdade. "E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim."  (Marcos 13 : 7)
"Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora."  (Romanos 8 : 22)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário