12 de abril de 2013

Tempos Violentos – tempos do fim.

Imagens Registam Passagem de Tornado Devastador nos EUA
Morador do Mississippi grava no celular cenas que mostram magnitude de tempestade que já matou três.
Tornado vem deixando um rastro de destruição nos EUA. (Foto: BBC)
Um morador do estado americano do Mississippi registrou imagens em seu telefone celular da passagem de um forte tornado que vem deixando um rastro de destruição pela região.
Fenómeno já matou ao menos 3 pessoas. (Foto: BBC)
O tornado já derrubou residências, provocou apagões, deixou vários feridos e matou ao menos três pessoas no Mississippi, situado no sudeste dos Estados Unidos.
Uma série de fortes tempestades atingiu estados como Mississippi e Arkansas, mas condições meteorológicas extremas vêm afetando diferentes pontos do país.
Chuvas de granizo e ventos fortes têm sido registrados desde o nordeste americano, em estados como Nova York e Pensilvânia, até o sudeste, como no Texas.
Comentário pessoal: “Uma borboleta bate as asas na China e um furacão atinge a Florida” – ou pelo menos assim é o famoso ditado. Esta é geralmente uma metáfora que descreve o Efeito Borboleta, a ideia de que a sequência de eventos a um dado efeito é tão caótica e tão distante da sua origem que é quase impossível de determinar (por essa razão todos os males são imputados a Deus).
No caso das previsões meteorológicas, porém, pode ser levada à letra. Embora os meteorologistas possam ainda não ser capazes de atribuir um padrão atmosférico específico aos movimentos de um inseto, aprimoraram a ciência da previsão meteorológica a uma arte. Mas, às vezes, enganam-se.
A verdade porém, é que as alterações violentas que vivemos a que poderíamos chamar tempo violentos; tempestades de gelo, tornados, cheias e inundações de terrenos, aldeias e cidades, trovoadas, desertificações e tantos outros males têm uma causa comum – a ambição desenfreada do homem – a exploração e contaminação.
Leva-me a pensar em tantos textos bíblicos, um em especial, ainda que, seja de aplicação história a Israel como povo de Deus e descreva a sua rebelião contra o Criador. Penso que tem também um sentido profético e nesse contexto se aplica ao homem, à terra, ar e mar: “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.” Isaías 1:6.
O tempo furioso, de outra coisa não se trata que de uma doença que contamina toda a Terra. “chagas podres”, ou seja feridas abertas, purulentas e sangrentas. O pecado é algo detestável que não se pode curar com remédios humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário