24 de abril de 2013

Papa afirma que apenas a igreja é capaz de interpretar a Bíblia

O papa Francisco afirmou em discurso aos membros do Comité da Bíblia do Vaticano, na sexta-feira, 12, que a fé cristã não deve ser baseada apenas na Bíblia.
(Foto: Reuters/Osservatore Romano)
"O Concílio lembrou com grande clareza: tudo o que está relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras está, em última análise, sujeito ao julgamento da Igreja, que realiza o seu mandato divino e o ministério de preservar e interpretar a palavra de Deus", afirmou Francisco.
Ele ainda lembrou o seu compromisso com a tradição da Igreja, a única capaz de interpretar corretamente as escrituras, e rejeitou a “interpretação subjetiva”, ressaltando que, para realizar a correta interpretação, é necessária a presença constante do Espírito Santo, “o guia de toda a verdade”.
O papa afirmou que a tradição da igreja é de transmitir “a palavra de Deus plenamente”. Segundo ele, “a igreja tira a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas não só nas Sagradas Escrituras. Tanto uma como a outra devem ser aceitas e veneradas com sentimentos semelhantes de piedade e respeito", disse.
Assim, "a interpretação das escrituras não pode ser apenas um esforço intelectual individual, mas deve ser sempre confrontado, inserido e autenticado pela tradição viva da Igreja", argumentou.
Francisco disse ainda que o centro da fé não é só o livro, e sim “uma história de salvação e, sobretudo, de uma pessoa, Jesus Cristo, a palavra de Deus que se fez carne”.
“Como sabemos, as Sagradas Escrituras são o testemunho escrito da palavra divina, o memorial canónico que atesta o acontecimento da revelação”, afirmou o pontífice.
Nota pessoal: o papa Francisco que me desculpe, mas a nome de quem está ele a falar? Será das mortes na fogueira, as perseguições e as torturas praticadas em nome da defesa da fé transformaram a Inquisição num dos mais negros períodos históricos.
Será em nome de um dos mais negros períodos históricos, assinalado nos manuais com milhares de vítimas - na maior parte dos casos, mortas na fogueira - em nome da defesa da fé e da Igreja.
 
Será em nome de Lutero graças a quem o povo pode ler as Sagradas escrituras. Não só na Alemanha mas decorrendo daí em todo o mundo.
Nós sabemos a ordem religiosa que tomou em nome próprio tal chacina e sabemos a que ordem o papa Francisco pertence.
Não nos admira que ele esteja a preparar a onda do final dos tempos. Faça-o! Isso está claramente expresso nas Sagradas Escrituras. Porventura conhece o papa Francisco este texto?:
"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo."
Colossenses 2:8.
Deve conhecer mas para ele o que conta é a TRADIÇÃO! Tenha o Senhor Deus misericórdia e que este homem traga a novidade de dar valor à Bíblia e apele aos crentes a ler:
"De sorte que aé pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."

Romanos 10:17.
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário