9 de fevereiro de 2013

Carne de cavalo nos preparados Findus era da Roménia

 

Carne de cavalo detetada nos congelados Findus teria origem na RoméniaCarne de cavalo detetada nos congelados Findus teria origem na Roménia Fotografia © Reuters/Chris Helgren
A carne de cavalo detetada em pratos preparados da marca Findus, nos quais estava indicada como carne de vaca, procedia da Roménia. Em Portugal, não foram detetadas irregularidades.
A emissora de rádio France Info indicou hoje que Spanghero, uma cooperativa radicada em Castelnaudary, no sul de França, reconheceu trabalhar com um matadouro da Roménia, onde se abatem bovinos e cavalos.
Spanghero foi identificada como a origem do engano sobre o tipo de carne dos três preparados da Findus pela Comigel, uma empresa de carne também francesa e com sede em Mets, a que o grupo de congelados se identificou quando se tornou público o escândalo no Reino Unido.
Os serviços antifraude anunciaram na sexta-feira a abertura de uma investigação e o ministro da Agricultura, Stéphane Le Foll, considerou que "não é aceitável" o "engano" sobre a composição dos pratos da Findus e assegurou que se aplicarão "as sanções necessárias".
Tal como tinha feito no Reino Unido umas horas antes, a Findus anunciou na sexta-feira que suspendia em França a venda de três dos seus pratos preparados devido à presença de carne de cavalo, no lugar de carne de vaca, conforme era indicado nas etiquetas.
O diretor-geral da Findus em França, Matthieu Lambeaux, anunciou em comunicado que a empresa foi "enganada", pelo que apresentará queixa contra desconhecidos na segunda-feira.

Nota Importante:
"É por comer carne em tão alta escala ... que homens e mulheres estão ficando desmoralizados, o sangue corrompido, as doenças implantadas no organismo. Por causa do comer carne muitos morrem, e não compreendem a causa. Fosse a verdade conhecida, daria testemunho de que fora a carne de animais que passaram pela morte. O pensamento de alimentar-se de carne de animais mortos é repulsivo, mas há alguma coisa além disto. Ao comer carne, partilhamos de carne morta enferma, e esta semeia a semente da corrupção no organismo humano."
Conselhos sobre o Regime Alimentar, p. 412

Sem comentários:

Enviar um comentário