23 de janeiro de 2013

Aquecimento Global: a certeza dos indecisos nos EUA

Pesquisa da Universidade de Yale mostra que 8 em cada 10 indecisos crêem no fenómeno e que as políticas ambientais de Romney e Obama podem ser decisivas para ganhar esse votos para presidente dos Estados Unidos.

Uma estratégia entre outras para um candidato a um cargo relevante é a de prometer mesmo aquilo que ele sabe que não pode cumprir. Mesmo se ele quer isso, ele sabe que por detrás estão lobbies poderosos que o vão impedir, há pessoas e organizações muito mais poderosas do que o presidente dos Estados Unidos.

A economia mundial funciona em torno do petróleo. Lembre-se do que se passou no Kuwait por causa exclusivamente do petróleo. Estou a lembrar-me de ter ouvido a alguns dias uma senhora falar na TV que frequentemente vêem-se ciclistas na Avenida da Liberdade em Lisboa, uma das mais movimentadas e poluídas do mundo. Qual a razão importa perguntar? Todos sabemos a crise em que o país está mergulhado. Volte a prosperidade e veremos que os ciclistas desaparecem da dita avenida.

Os que defendem as politicas ambientais não andam a pé, todos eles são seguidores da Lehman Brothers e outras mais conhecidas como GALP, REPSOL  e por aí adiante. Deveria ser interessante e surpreendente que a economia mundial, ou pelo menos as economias nos maiores países consumidores de crude, dessem  por si com uma ordem expressa do reeleito presidente Barack Obama “…galera, não mais carros…”.

Agora, há uma situação que não se trata de “indecisos”, o crude ou petróleo, é um mineral de origem vegetal e apesar da sua aparente abundância esta esgota-se; o que leva a perfurações em alto mar. O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, na qual predominam os alcanos. É a mais importante fonte de energia (através da queima dos alcanos) e constitui a matéria-prima da indústria petroquímica, responsável pela manufatura de milhares de produtos de consumo diário, tais como: plásticos, adubos, corantes, detergentes, álcool comum, acetona, gás hidrogénio, etc.

Os maiores produtores de petróleo são: Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irão, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.

Estamos pois a ver que nos países árabes a origem provem de grandes florestas dizimadas pelo Dilúvio e nos mares resulta fundamentalmente dos grandes animais marítimos.

Não admira que a economia dos Estados Unidos e do resto da OCDE esteja em recessão. No entanto, tal como num filme de Rodney Dangerfiel, o maior aumento de sempre do petróleo parece não inspirar respeito quando se trata de reconhecermos o que molesta o aquecimento global.

Mas não se preocupem Aquele que trouxe o Dilúvio sobre uma sociedade maldosa e descrente, ainda tem meios para acabar com o aquecimento global. E eu revejo-me nestes versos da Bíblia:

19  E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

20  Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

21  A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

Apocalipse 22:

José Carlos Costa, pastor

1 comentário:

  1. Reciban muchas bendiciones desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
    VISITANDOLES DESDE EL SALVADOR CENTROAMERICA.

    ResponderEliminar