12 de janeiro de 2013

COMO O CINEMA TEM PREPARADO O FIM DO MUNDO

Tsunamis, guerra nuclear, extraterrestres ou zombies …o fim do mundo é estampado nas telas dos cinemas há já algumas décadas. A Science & Vie juntamente com a cadeia de Ciné+, apresentam uma selecção de 30 filmes dos anos 60 aos nossos dias, difundidos ou a difundir até ao dia 16 de janeiro de 2013. Os realizadores consideram estes filmes de carácter apocalíptico.

1.       Rubrica: PANDEMIA MUNDIAL
“Fenómenos”
Produzido por M.Night Shymalan
2008 – Estados Unidos
Nos Estados Unidos, centenas de pessoas suicidam-se tendo como pano de fundo, o pânico que avassala o país. Um pequeno grupo decide abandonar a cidade para escapar a este misterioso fenómeno.

“A Invasão dos Profanadores”
Produzido por Philip Kaufman
1978 - Estados Unidos
Na região de São Francisco, estranhos casulos surgem no ar. A doutora Elizabeth Driscoll analisa uma amostra destes casulos em sua casa. Na manhã seguinte, o seu companheiro tem um comportamento não humano.

“O MAL RESIDENTE: AFTERLIFE 3D”
Produzido por Paul W.S. Anderson
2010 – Estados Unidos
Depois de algumas manipulações em laboratório, um vírus propaga-se e transforma-se em seres vivos em zombies. Alice, ex-cobaia dos estranhos poderes, dirige um grupo de sobreviventes.


“INFETADOS”
Realizado por David e Alex Pastor
2009 – Estados Unidos
O mundo é confrontado por uma pandemia mortal. Dany e o seu irmão Brian, acompanhados de Kate e Bobby, tentam refugiar-se numa praia isolada.

“LOS ANGELES: ALERTA MAXIMUM”
Realizado por Chris Gorak – 2006 – Estados Unidos
Em Los Angeles, depois de um ataque terrorista com gaz tóxico, Brad deve abandonar a sua esposa em casa, onde ele se refugia, correndo o risco de a contaminar, ou morrer?

2.      Rubrica: CATASTROFE CLIMÁTICA
“SUNSHINE”
Realizado por Danny Boyle
2007 – Inglaterra e Estados Unidos
Em 2057, o Sol atinge o limite da extinção. A última esperança para salvar a humanidade centra-se numa equipa de astronautas. Esta deve tentar relançar a actividade solar em activando uma explosão termonuclear à superfície deste astro.

“A Submissão do Japão”
Realizado por Shirô Moritani e Andrew Meyer
1973 – Japão
Uma pequena Ilha ao largo do Japão é engolida no Oceano. Um cientista desce para explorar o fundo marítimo e descobre que não resta que alguns meses antes que todo o país seja submerso sob ondas gigantes …

“THE LAST DAY”
Realizado por Yun Je-Gyun
2009 – Coreia do Sul
A Busa, estação balneária da Coreia do Sul, ninguém dúvida desconfia que um gigantesco cataclismo se está a preparar. O professor Kim tenta em vão convencer as autoridades locais da iminência de um Mega tsunami.

“PEUT-ÊTRE” (TALVEZ)
Realizado por Cédric Klapisch – 1999 – França
Nas vésperas do segundo milénio, Artur encontra-se misteriosamente teletransportado para o futuro e descobre Paris invadida por areias. De seguida, conhece um idoso que afirma ser seu filho …

“SINKING OF JAPAN”
Realizado por Shinju Higuchi
2006 – Japão
Situado sobre uma falha sísmica, o Japão vive no terror de ser sugmergido de forma fatal. Um cientista descobre que restam 308 dias para o drama.
 

3.      Rúbrica: CATASTROFE NUCLEAR
“O Dia em que a Terra se Incendiou”
Realizador por Val Guest – Reino Unido – 1961
Peter, jornalista alcoólico, conduz uma entrevista sobre as recentes vagas de calor. Ele encontra Jeannie e, juntos, eles vão descobrir uns resíduos em chamas que provêem de dois ensaios nucleares que deslocaram a órbita da Terra e que uma catástrofe de grande amplitude está a chegar.
 
“CHAMADO DE URGÊNCIA”
Realizado por Steven de Jarnatt – 1990 – Estados Unidos
Depois de um encontro amoroso falhado, Harry atende o telefone que toca numa cabine pública. Um desconhecido diz-lhe que uma ogiva vai cair sobre Los Angeles dentro de sessenta segundos …


4.      Rúbrica: INVASÃO EXTRATERRESTRE
“O HOMEM VINDO DE OUTROS LUGAR …”
Realizado por Nicolas Roeg – 1976 – Reino-Unido
Resgatado de um acidente aéreo, Newton, um homem estranho, funda a poderosa a Worl Entreprise. Mas o seu objectivo parece outro que simplesmente o financeiro. Ele decidiu tudo em material aeroespacial.

“INVASÃO DO MUNDO: BATALHA DOS ANJOS”
Realizado por Jonathan Liebesman – 2011 – Estados-Unidos
Em Los Angeles, uma unidade de militares “marines” dirigida pelo sargento Michael Nantz é chamada a fazer face a uma chuva repentina de meteoritos que bombardeiam as costas dos continentes. Os soldados descobrem que esta intrusão não tem nada de natural, mas que são de fato extraterrestres.

5.      Rúbrica: POLUIÇÃO GENERALISADA

“OS FILHOS DO HOMEM”
Realizado por D´Alfonso Guarón
2006 – Grande-Bretanha e Estados Unidos.
Em 2027, num mundo onde as mulheres se tornam estéreis, Theo vai ter de proteger uma jovem grávida e sem documentos, ultima esperança do género humano.

“TERRA QUEIMADA”
Realizado por  Cornel Wilde
1970 – Estados Unidos
No terceiro milénio, a poluição torna as provisões impróprias para serem consumidas. a humanidade é presa pela fome. A cidade de Londres, o militar John Custance decide partir com a sua família para se render a uma quinta …

6.      Rúbrica: ANGÚSTIA SOCIAL
“ROLLERBALL”
Realizado por Norman Jewison – 1975 – Reino Unido.
Num mundo governado por poderosas corporações, a sociedade canaliza as suas pulsões de morte num desporto ultraviolento, o rollerball. Jonathan, que conseguiu sobreviver ao jogo, é considerado como uma ameaça para o sistema.

“CHERRY 2000”
Realizado por Steve de Jarnatt
1987 – Estados Unidos
Em 2017, as mulheres são substituídas por robôs. Sam Treawell é um casal com a sua Cherry 2000, até que ela deslize para um precipício. Inconsolável, ele conserva Chérry na memória e parte em busca de um novo corpo para a sua dulcineia …

7.      Rúbrica: DEPOIS DO MUNDO
“LA JETÉE”
Realizado por Chris Maker
1962 – França
Uma prisioneira liberta de misteriosos carrascos rememora uma recordação de criança. Esta sequencia, gravada na sua memoria, sobreviveu ao cataclismo que devastou a Terra.

“THE DIVIDE”
Realizado por Xavier Gens
2011 – Estados Unidos e Grande Bretanha
Prisioneiro numa cave depois de uma grande explosão, um grupo de habitantes de New York organiza-se para sobreviver. De repente, surgem socorristas no entanto combinações secretas surgem e abrem fogo sobre eles. A única sobrevivente Eva, sai e enfrenta as ameaças exteriores.

“MAD MAX 3: PARA ALÉM DA CÚPULA OU DO TROVÃO”
Realizado por George Miller
1985 – Austrália, Estado Unidos
O terceiro filme da SAGA  abre-se sobre a visão de uma Terra devastada pelo nuclear. Depois de muitos dissabores, Max, é condenado ao exilio e recolhido por uma tribo de crianças.

“OS SOBREVIVENTES DO FIM DO MUNDO”
Realizado por Jack Smight – 1977 – Estados Unidos
A terceira guerra mundial rebenta e a Terra torna-se um inferno povoado por insectos gigantes, onde cada um deve lutar por sobreviver. Um punhado de resgatados da US Air Force, embarcados num blindado, parte à procura de outros sobreviventes.

8.      Rúbrica: FANTÁSTICO
“O REINO DO FOGO”
Realizado por Rob Bowman – 2002
Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos.
Dragões reinam sobre a terra em ruinas. Quinn, que tinha descoberto o primeiro monstro vinte anos antes, dirige um pequeno grupo de resistentes. Eles querem cruzar a estrada de um “caçador de dragões” …

“THE DEAD”
Realizado por Jonathan e Howard J. Ford
2010 – Reino Unido
Depois da queda do seu avião numa região de África atingida pela fome e a guerra, um homem tenta resistir aos problemas que lhe surgem por todos os lados, perseguindo os vivos. Ele vai cruzar uma estrada e encontra um outro resgatado…

“DONNIE DARKO”
Realizado por Richard Kelly
2001 – Estados Unidos
Donnie vive com os seus pais e as suas irmãs. Uma noite, um animal aterrador aparece-lhe e prediz-lhe o fim do mundo vinte e oito dias mais tarde. No dia seguinte, um reator de avião cai no seu quarto de dormir, mas ele é poupado.

“O FIM DOS TEMPOS”
1999 – De Peter Hyam – Estados Unidos
Para impedir que uma criança eleita pelas forças do Mal permita o reino do Mal, demónios e humanos lutam sem tréguas. O limite é o dia 31 de dezembro de 1999, à meia-noite…

“O DIA J”
1999 – Don MicKellar  - França e Canadá
Toronto, 31 de dezembro de 1999. A contagem está próxima do fim do mundo fixado 6 horas antes da meia-noite.

9.      Rúbrica: DOCUMENTÁRIOS
“CINÉMAPOCALYPSE OU COMO O CINEMA NOS TEM PREPARADO PARA O FIM DO MUNDO”
Realizado em 2012 por Phillippe Guedi - França
Do fim do do mundo de Abel Gance a 2012 de Roland Emmerich, passando pelo Exterminador ou MATRIX, estes documentários passam a pente fino o género de “fim do mundo”.

“COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE DE ZOMBIE”
Realizado por Bosilka Simonovitch
2011 – França
Este documentário aborda de forma irónica e sábia os aspectos que caracterizam os filmes de zombies.


“LES PROPHÉTIONNELS”
Realizado por Vincent Gono e Benjamin Rocher
2012 – França
Bem-vindo à Califórnia – onde o fim do mundo é um negócio lucrativo -, à descoberta do universo maravilhoso do Bunker sobre medida e de armas para matar zombies.
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário