13 de julho de 2012

Kofi Annan está "chocado" e condena "atrocidades" na Síria

Kofi Annan condenou "atrocidades"
 na Síria
O enviado internacional à Síria, Kofi Annan, afirmou esta sexta-feira que está "chocado e espantado" com as notícias de "combates intensos" e numerosas vítimas na aldeia síria de Treimsa, perto de Hama, e condenou "estas atrocidades nos termos mais fortes".

"É desesperadamente urgente que esta violência e estas brutalidades cessem e é mais importante que nunca que os governos que têm influência a exerçam da forma mais efetiva para assegurar que a violência cesse imediatamente", disse Annan.

foto NAÇÕES UNIDAS/AFP/ARQUIVO

Num comunicado difundido hoje em Genebra, o emissário especial das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria estima que se trata "de uma violação do compromisso do Governo de cessar o emprego de armas pesadas nos centros de população e do compromisso do plano de seis pontos".

"Face a esta nova recordação do pesadelo e dos horrores aos quais estão submetidos os civis sírios", Annan refere "combates intensos, um número elevado de vítimas e a utilização confirmada de armas pesadas tais como artilharia, blindados e helicópteros".

Annan precisa que a missão dos observadores da ONU na Síria está pronta para se deslocar ao local e "verificar os factos se e quando as circunstâncias o permitirem" e pede respeito pela liberdade de deslocação destes observadores.

Em Damasco, o chefe dos observadores, general Robert Mood, indicou que em caso de ser observado um cessar-fogo os observadores estariam prontos para se deslocarem a Treimsa, onde segundo a oposição síria foi cometido um massacre pelas forças governamentais.

NOTA: Imaginem, eu só sei o que leio e isto é pouco ou quase nada de nada. Ou há exagero e conseguimos saber alguma coisa entre linhas “é um supor”, ou falam sem dizer nada. Agora, um homem como Kofi Annan, com um curriculum ímpar, conhecedor do mundo das guerras, atrocidades, violências inimagináveis para o comum dos mortais, dizer que está “chocado”! Eu acho que isto deve estar muito mal e que a solução é só uma: colocar-se de joelhos e pleitear com Deus e rogar “ora vem Senhor Jesus.”
Sinceramente,
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário