25 de maio de 2012

Vaticano: Detido homem na posse de documentos confidenciais da Santa Sé

Investigação começou depois da revelação na praça pública de dados que apontam para a existência de irregularidades na cúria romana

Cidade do Vaticano, 25 mai 2012 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano deu conta hoje da detenção de um homem que poderá estar envolvido na fuga de documentos internos da Santa Sé, processo que começou a ser investigado há cerca de um mês.

Em conversa com os jornalistas, o padre Federico Lombardi, diretor da sala de imprensa do Vaticano, referiu que “a investigação levada a cabo pelas autoridades permitiu identificar uma pessoa na posse de documentos confidenciais da Santa Sé”.

De acordo com o mesmo responsável, o indivíduo envolvido, que não foi identificado, encontra-se detido para interrogatório.

Esta iniciativa foi posta em marcha depois do Papa Bento XVI ter eleito uma comissão de cardeais para identificar quem estava por trás da divulgação de dados que apontavam para a existência de irregularidades na cúria romana.

Entre as supostas revelações que já vieram a público, estão informações que relacionam o Banco do Vaticano com a prática de corrupção, algo que provocou hoje a demissão do presidente daquela instituição, Gotti Tedeschi.

JCP
Fonte

Nota: Recentemente uma pessoa manifestou-me algum incómodo por se falar do Vaticano. Dizia ele “eles olham para nós como sendo os maus…parece que vejo os meus colegas a olhar para mim com ar desconfiado.” Não respondi porque não sei de quem ele estava a falar. Lendo esta notícia fez-se luz na minha cabeça: “Afinal, o meu amigo referia-se à Agência Ecclesia.”
Não há dúvida, há pessoas e organismo que continuam a ver no Vaticano uma espécie de “Os Borgias” mas que coisa! Esse tempo já lá vai, o tempo da corrupção, da pedofilia, das perseguições e outras atrocidades. Já não é preciso o papa nomear comissões de cardeais para identificar as práticas irregulares e corruptas. Ou é?

Sem comentários:

Enviar um comentário