3 de abril de 2012

Rumores de Violência sem Fim. Até quando?

Sete pessoas morreram e três ficaram feridas depois de um homem ter disparado dentro de uma aula de uma universidade privada cristã em Oakland, no estado norte-americano da Califórnia.
De acordo com a cadeia televisiva local KTVU, o indivíduo, que será aluno da Oikos University, entrou na sala e começou a disparar.

As autoridades locais salientam que além das vítimas mortais, três pessoas ficaram feridas.
A polícia explicou que o atirador se colocou em fuga, mas um homem suspeito acabou por ser localizado e detido no parque de estacionamento de um centro comercial.
Segundo a descrição que foi feita, trata-se de um homem asiático, encorpado e que vestia roupa com padrões militares.
Nota: "Não existe uma definição consensual ou incontroversa de violência. O termo é potente demais para que isso seja possível."
Anthony Asblaster
Dicionário do Pensamento Social do Século XX
O que é violência? Segundo o Dicionário Houaiss, violência é a “ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”. No aspecto jurídico, o mesmo dicionário define o termo como o “constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coacção”.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”. Mas os especialistas afirmam que o conceito é muito mais amplo e ambíguo do que essa mera constatação de que a violência é a imposição de dor, a agressão cometida por uma pessoa contra outra; mesmo porque a dor é um conceito muito difícil de ser definido.

Para todos os efeitos, guerra, fome, tortura, homicídios, preconceito, a violência manifesta-se de várias maneiras.
Neste caso, parece ser de carater racial, ódio incontido, ou quem sabe de carácter cultural. Assim se chama nos tempos modernos actos bárbaros que não têm explicação, uma forma de protagonismo ou de transferência psicológica. Um jovem que deixa que o seu servo se transforme num viveiro das violências repetidas em filmes e nos noticiários, sim, ou falta de amor! Ou um amor que se transforma em irracionalidade, como explicar um jovem que estuda teologia e, entra dentro da sua Universidade e mata pelo prazer de matar!
Proponho estes texto bíblico: “33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” Mateus 24:

Sem comentários:

Enviar um comentário