6 de março de 2012

PARÓQUIAS ANGLICANAS NOS EUA UNEM-SE IGREJA CATÓLICA


Cerca de 100 paróquias anglicanas tradicionalistas dos Estados Unidos decidiram se unir à Igreja Católica em grupo.
Num encontro em Orlando, a House of Bishops of the Anglican Church in America votou pela entrada na Igreja Católica sob as linhas estabelecidas na constituição apostólica do Papa Bento XVI "Anglicanorum Coetibus" ("Grupos de Anglicanos"), segundo uma declaração do dia 03 de março.
A Igreja Anglicana dos EUA faz parte da Comunhão Anglicana Tradicional, um grupo de Igrejas que se separou da Comunhão Anglicana internacional em 1991. A Comunhão Anglicana Tradicional afirma ter 400 mil membros em todo o mundo.
A solicitação significa que 100 paróquias anglicanas dos EUA irão pedir uma recepção do grupo à Igreja Católica como um "ordinariato pessoal", uma estrutura semelhante às dioceses para ex-anglicanos que se tornam católicos.
As igrejas sob o ordinariato pessoal podem manter suas características anglicanas e grande parte de sua liturgia e práticas – incluindo o casamento de padres – enquanto permanecerem em comunhão com a Igreja Católica.
O arcebispo John Hepworth, da Austrália, primaz da Comunhão Anglicana Tradicional, e o padre Christopher Phillips, da paróquia Our Lady of the Atonement, uma igreja católica de uso anglicano em San Antonio, participaram do encontro, de acordo com a declaração.
A Igreja Anglicana nos EUA é o terceiro grupo de Igrejas anglicanas que respondem positivamente ao convite do Vaticano.
A primeira foi o ramo inglês da Comunhão Anglicana Tradicional, que compreende cerca de 20 pequenas paróquias e que, em outubro, começou o processo de integrar a Igreja Católica a partir da constituição apostólica.
A segunda foi o ramo australiano do Forward in Faith, um grupo tradicionalista que está em comunhão com as Igrejas anglicanas comuns. Em fevereiro, o Forward in Faith organizou o seu conselho de governo para dar os passos necessários para que 16 paróquias se unissem à Igreja Católica.
O ramo inglês do Forward in Faith também está pensando em fazer um pedido para criar um ordinariato. A decisão final só deve sair depois de julho.
O bispo anglicano John Broadhurst estima que cerca de 200 paróquias anglicanas irão procurar se unir à Igreja Católica se o Forward in Faith decidir pedir um ordinariato.
Os bispos católicos da Inglaterra e do País de Gales estabeleceram uma comissão para preparar a recepção grupal das paróquias anglicanas. Liderada por quatro bispos que trabalham com a Congregação para a Doutrina da Fé, a comissão está examinando questões como a propriedade das igrejas, as vantagens e desvantagens da partilha de igrejas e os antigos contratos de arrendamento de algumas paróquias anglicanas.
fonte, mais informação

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente á união entre povos se cumpre, o que sempre foi da vontade de Deus,ou seja sob o estandarte de sua única Igreja unirão-se o seu povo. Não se pode nem é de vontade de Deus uma nação cristã dividida sob placas, não é vontade de Deus uma nação sem limites, regras ou lideranças pensantes. Todos os sismas serão quebrados e aliança entre o povo de Deus renovada, e o que por alguns motivos fúteis fora quebrado no passado, voltará a se renovar, por quê esta é a vontade de Deus, e a decisão do Cristo ao propor uma Igreja para seu povo fazendo de Pedro a primeira pedra. Deus não quer seu povo separado por placas e letreiros, além de quê, uma Igreja não precisa de placa, ela simplismente é a casa do Senhor e faz-se percebida apenas ao primeiro olhar. Á Igreja de Deus abraça forte os filhos que outrora deixaram-se guiar por luzes que se apresentavam como fortes e brilhante mas que com o tempo perderam o brilho como uma jóia falsa, palavras venenosas que levaram o povo cristão á disperção herética finalmente vão sendo esquecidas pelo povo que anseia ao retorno ao seio tenro de mãe da Igreja do Senhor, Única capaz de salvar o mundo e pilar da Santa Fé Cristã, cuja essencia ninguém pode macular pois é divina. Deus escultou a prece dos milhões de cristãos em todo o mundo para que fosse resgatadas dos laços malignos, as almas dos cristãos que despersaram-se da Igreja evangelizadora do bem e das palavras e anseios do Senhor, tais orações e clamores fez-se espada da Igreja de Cristo na luta ante as heréticas crenças e valores destrutivos e perigosos, que corroeram desde o fatídico século XVI, á alma e á essência cristã. Á vontade de Cristo pela instituição e fé una, se cumpre, graças a sua benevolência e para o bem de todos os homens.

    Helton Duarte de Perón
    Graduado em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO )
    E-MAIL: helton.anjonegro@hotmail.com

    ResponderEliminar