2 de março de 2012

Orar nas ruas de Paris é proibido


Orar nas ruas de Paris é contra a lei, o ministro do Interior avisou que a polícia vai usar a força se os muçulmanos, e os de qualquer outra fé, desobedecerem a esta nova lei para manter os espaços públicos da capital francesa secular.

Claude Gueant prometeu a nova legislação seria seguido ao pé da letra Foto: AFP / Getty

Claude Gueant disse que a proibição poderia mais tarde ser alargado ao resto da França, em especial às cidades mediterrâneas de Nice e Marselha, onde "o problema persistir".

Ele prometeu que a nova legislação seria seguida ao pé da letra, pois "fere as sensibilidades de muitos dos nossos concidadãos".
"A minha vigilância será firme para que a lei seja aplicada. Rezar na rua não é digno para a prática religiosa e viola os princípios da laicidade, o ministro disse ao jornal Le Figaro.

Nota: Seria exagerado afirmar que este é um rumor do fim, parece-me lógico que as ruas não são na nossa cultura os lugares mais apropriados para uma multidão orar ou ter actos religiosos. Em comparação com o islamismo em que nem sequer é permitido que um cristão testemunhe da sua fé a um muçulmano e, se o fizer corre risco de vida, esta lei não passa de uma regra de defesa e de indicação que há lugares em que em comunidade se expressa a fé e lugares onde deve haver o respeito pelo outro.
Pode-se no entanto inferir que desta lei possa resultar um caminho para a interdição da expressão da fé tanto em público com em privado. Oramos para que assim não seja. No entanto, França é em termos proféticos simbolo da incredulidade e do desprezo da fé no Deus Vivo em detrimento da "deusa razão".

Sem comentários:

Enviar um comentário