18 de janeiro de 2012

Ecumenismo: Igreja Católica mantém atenção à unidade dos cristãos em Portugal

Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização vai criar novo Secretariado para o diálogo entre as Igrejas

Lisboa, 18 jan 2012 (Ecclesia) – A unidade entre os cristãos vai merecer aposta renovada por parte da Igreja Católica em Portugal, através da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, revelou o presidente deste organismo.

A respeito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que hoje se inicia, D. António Couto referiu à ECCLESIA que estes "podem dar um testemunho muito mais forte”, se estiverem “juntos”, a trabalhar “em consonância”.

Só a construção de uma dinâmica religiosa “muito forte” é que poderá ajudar a levantar uma Europa que “se está a desmoronar, não só no campo económico mas também no campo pessoal”, onde “faltam valores, princípios, alegria e amor”, sublinha o bispo.

As bases para a nova estrutura foram lançadas em novembro de 2011, durante a 178ª assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa.

A Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização vai criar um Secretariado dedicado ao Ecumenismo, que até então estava integrado num núcleo próprio juntamente com a Doutrina da Fé.
Além de acompanhar o diálogo entre as Igrejas, o trabalho missionário e o anúncio da Palavra de Deus em território nacional e estrangeiro, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento, D. António Couto vai ter também sob a sua alçada o projeto “Repensar a Pastoral em Portugal”.
Uma ideia que os bispos portugueses lançaram em 2010 para promover a renovação da ação evangelizadora da Igreja, a partir de uma colaboração mais estreita entre dioceses, paróquias, congregações e movimentos de apostolado.

“Nós acreditamos que estas coisas tocam-se todas entre si, há aqui muitos fios que se podem cruzar para fazer uma rede, ajudando-nos a sermos muito mais capazes de despertar alguma novidade, que é fundamental”, realça o prelado.

D. António Couto recorda ainda a importância de iniciativas como o Ano da Fé e o Sínodo sobre a Nova Evangelização, que vão decorrer ao longo de 2012, para a consolidação do trabalho que tem vindo a ser feito, nas diversas áreas.

“Penso que o Sínodo vai ser uma luz nova para a Europa, falta aqui a luz de Cristo e é preciso metê-la com mais força, sem grandes palavras mas a partir de gestos e testemunhos”, sustenta aquele responsável.
Entre 18 e 25 de janeiro, a Igreja Católica associa-se à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, este ano com o tema ‘Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo’, retirado da carta bíblica de São Paulo aos Coríntios.

A celebração nacional, que junta anualmente representantes de várias Igrejas cristãs, está marcada para Braga, no dia 20.

Este “oitavário”, como começou por ser designado, teve origem em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.

PTE/JCP

Nota: “Não podemos trabalhar para agradar a homens que irão empregar sua influência para reprimir a liberdade religiosa, e pôr em execução medidas opressivas para levar ou compelir seus semelhantes a observar o domingo como sábado. O primeiro dia da semana não é um dia para ser reverenciado. É um sábado espúrio, e os membros da família do Senhor não podem ter parte com os homens que o exaltam, e violam a lei de Deus, pisando Seu sábado. O povo de Deus não deve votar para colocar tais homens em cargos oficiais; pois assim fazendo, são participantes nos pecados que eles cometem enquanto investidos desses cargos.” Fundamentos da Educação Cristã, pág. 475.
“Espero que a trombeta dê o sonido certo no tocante a esse movimento da lei dominical. Penso que seria melhor se, em nossas revistas, o assunto da perpetuidade da lei de Deus se tornasse uma especialidade. ... Devemos agora fazer tudo que for possível para derrotar essa lei dominical.” Counsels to Writers and Editors, págs. 97 e 98.

Sem comentários:

Enviar um comentário