28 de janeiro de 2012

Diretora do FMI pede contributo económico de países membros para solucionar crise da dívida na Zona Euro

"Estou aqui, como a minha pequena carteira, para arrecadar algum dinheiro", disse Christine Lagarde em Davos
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional pediu hoje aos países membros desta instituição financeira que demonstrem o seu apoio para solucionar, com um maior contributo económico, a crise da dívida na Zona Euro.

"Estou aqui, como a minha pequena carteira, para arrecadar algum dinheiro", disse Christine Lagarde na sua intervenção num debate sobre as perspetivas económicas globais para 2012 durante o Fórum Económico Mundial de Davos.
Lagarde disse que a função do FMI é "atuar como propagador de confiança e estabilidade" e explicou que, para isso, é necessário ter o apoio multilateral dos seus membros para responder às situações de crise, "e não só na zona euro".

"Ninguém é imune à situação atual. Esta não é apenas uma crise da Zona Euro. Poderá ter efeitos colaterais no resto do mundo", alertou a diretora do FMI, considerando que "este é o momento" para encontrar uma solução definitiva, sobretudo porque tem havido "muita pressão internacional".

Lagarde considerou que os responsáveis das políticas económicas têm "as ferramentas" necessárias e agora é o momento de "fazer o trabalho".

Admitiu que o FMI tem um papel na restauração da estabilidade, mas precisa de mais dinheiro, apontando para a necessidade de 500 mil milhões de dólares.
Christine Lagarde disse ainda que a Zona Euro deve desenvolver uma barreira de segurança para conter o contágio da crise da dívida e restaurar a confiança.
Afirmou que os 17 países que usam a moeda única devem continuar a unir as suas economias ao longo dos próximos meses e anos. E defendeu que alguns países que usam o euro têm flexibilidade para promover o crescimento da economia da Zona Euro.

Nota: Estes são tempos de crise mundial, particularmente, em muitos países de África e outras partes do mundo. Porem, muitos países e pessoas têm vivido acima das suas possibilidades, muitos viveram e vivem como se o Céu fosse aqui na Terra, a estes aplica-se esta passagem bíblica: "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura." (Isaías 55 : 2)

Lusa
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/01/28/diretora-do-fmi-pede-contributo-economico-de-paises-membros-para-solucionar-crise-da-divida-na-zona-euro

Sem comentários:

Enviar um comentário