10 de janeiro de 2012

Cientistas Europeus Criam Variante do H5N1 Extremamente PERIGOSA

Uma variante mortal da gripe H5N1 com potencial para infectar e matar milhões de pessoas foi criada num laboratório por cientistas europeus - que agora querem publicar mais detalhes de como fizeram isso. A descoberta provocou apreensão em vários governos, há receio que tal conhecimento caia nas mãos de terroristas que o usem como arma biológica de destruição em massa.
Alguns cientistas questionam se a pesquisa deveria ter sido realizada num laboratório da universidade, em vez de numa instalação militar. O governo dos EUA está agora a fazer consultas sobre se a informação é demasiada perigosa para ser publicada.
"O receio prende-se com o facto de se  criar algo mortal que resulte numa pandemia global, a mortalidade e o custo para o mundo poderiam ser enormes", disse um assessor científico do governo dos EUA ao The Independent, falando sob condição de anonimato. ...o pior cenário aqui é pior do que qualquer coisa que se possa imaginar."
Uma fonte veterana próxima do Conselho de Biossegurança, que quis manter o anonimato, disse ao The Independent que o Instituto Nacional de Saúde, que financiou a obra, está prestes a tomar uma decisão sobre quanto ao trabalho científico sobre a variante do H5N1 deveria ser publicado, e quanto retido.

"Há áreas da ciência onde a informação precisa ser controlada", disse o cientista. "Os casos mais extremos são, por exemplo, como fazer uma arma nuclear ou de qualquer outra arma que seja usada principalmente para matar pessoas. Nas ciências da vida nunca me deparei com esta situação. É realmente uma nova era."

O estudo foi realizado por uma equipa holandesa de cientistas liderada por Ron Fouchier do Erasmus Medical Centre em Roterdam, onde a variante do vírus é armazenada em local fechado à chave, mas sem guardas armados, num prédio do porão.
O Dr. Fouchier, que não quis responder a perguntas até que uma decisão fosse tomada sobre a publicação, disse num comunicado divulgado no site da universidade, que levou apenas um pequeno número de mutações para alterar o vírus da gripe das aves para uma forma que se poderia espalhar mais facilmente entre os seres humanos.
"Nós descobrimos que isto é de fato possível, e mais facilmente do que se pensava anteriormente. No laboratório, foi possível mudar o H5N1 num vírus transmissível pelo ar que pode rapidamente ser espalhado", disse Dr Fouchier. "Esse processo também pode ocorrer num ambiente natural".
Fonte: The Independent

Sem comentários:

Enviar um comentário