21 de janeiro de 2012

Bento XVI avisa os americanos

Papa preocupado com hostilidade à Igreja Fotografia © Reuters-Tony Gentile
Secularismo ameaça os fundamentos éticos da nação, disse o chefe da Igreja Católica aos prelados americanos.

A sociedade americana está ameaçada pelo "secularismo radical", avisou o papa Bento XVI, falando no Vaticano a um grupo de prelados norte-americanos. Os "princípios éticos" em que se baseou a nação, disse o chefe da Igreja Católica, estão a sofrer uma erosão, em presença de novas correntes culturais que se opõem aos "ensinamentos morais fundamentais da tradição judaico-cristã", mas que são igualmente "hostis ao cristianismo".

O aviso do Papa surge num momento em que ganha dinâmica a campanha das presidenciais nos EUA, já marcada por várias discussões éticas, entre elas o aborto e o casamento dos homossexuais. "A separação legítima da Igreja e do Estado não pode significar que a Igreja fique silenciosa em relação a determinadas questões", acrescentou Bento XVI.

Na opinião do Papa, os católicos têm um papel crucial na "luta contra as correntes culturais que, na base de um individualismo forçado, tentam promover noções de liberdade separadas da verdade moral". Exemplos, a "recusa aos católicos ou a instituições católicas do seu direito à objecção de consciência" perante "práticas más", que o chefe da igreja não especificou.

Sem comentários:

Enviar um comentário