20 de outubro de 2011

CRISE MUNDIAL - A CRISE DE CONTÁGIO GLOBAL

Queda nas exportações, aumento do desemprego, restrição ao crédito para empresas e pessoas físicas, falta de investimento na produção, são alguns dos problemas que tem estado em evidência no período de crise mundial.
No Brasil, o presidente Lula afirmou que o país conseguiria enfrentar a crise mundial sem muitos problemas, porém não é isso que temos enfrentado nos últimos dias. O que ouvimos em jornais e vimos em nosso dia a dia, são empresas demitindo funcionários por falta de condições em mantê-los, bancos realizando parcerias para que não haja risco de fechamento ou mais inadimplências, a crise mundial também tem afetado ao mercado de ações, deixando apreensíveis aqueles que investem nesse tipo de economia, pois em constante queda tem estado a Bolsa de Valores. Devido a esses fatores nota-se que o Brasil está com sua economia afetada, assim como a maioria das economias mun diais, em conseqüência a crise mundial iniciada pelos Estados Unidos.
Entende-se que não é apenas uma crise americana, é uma crise que se espalhou, contaminou os outros países e piorou por razões locais. Por ser uma crise mundial, acredita-se que uma ação global poderá superar uma crise global, como: corte conjunto de juros, atuação coordenada dos bancos centrais, reuniões de autoridades como foi o caso da reunião dos ministros da economia do G20 (grupo dos países desenvolvidos e dos principais emergentes).
A crise mundial, não é uma crise econômica que atingiu apenas os países subdesenvolvidos, mas sim o país de primeiro mundo. Os economistas falam que o capitalismo vive de altos e baixos, que esta é mais uma fase que irá passar. Mas enquanto não passa, a solução é buscar novas alternativas para driblar o fantasma da tão falada crise econômica mundial.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário