14 de junho de 2011

QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO?

Na Revista Domingo (Correio da Manhã), 12 de Junho de 2001, traz o sugestivo título “Fim do Mundo”. O autor do artigo, José Carlos Marques, reflete a perspetiva de uma incontável multidão. Ele pergunta: “Que têm em comum a tempestade de granizo que fustigou Lisboa em Abril deste ano, o grande sismo e tsunami que devastaram a costa japonesa em Março ou a estranha vaga de pássaros mortos que se verificou em várias partes da América no início do ano?” Ele responde com as especulações feitas por cibernautas, referindo a “HAARP”, programa desenvolvido pelas Forças Armadas americanas para o desenvolvimento das comunicações através da ionosfera, ou seja, a camada mais elevada da atmosfera do Planeta.
Acrescenta: “A partir de uma base no Alasca, os americanos usam emissões de grande potência para comunicar com submarinos e aviões, mas os detractores do projecto dizem que se trata de uma arma capaz de provocar as mais terríveis catástrofes naturais. A especulação sobre os poderes malévolos do projecto HAARP (High Frequency Active Auroral Reseach Program) não se alimenta apenas de fontes anónimas da internet: Em Janeiro de 2010, pouco depois de o Haiti ter sido arrasado por um sismo, o presidente venezuelano Hugo Chávez declarou que a catástrofe tinha sido ´um claro resultado de um teste da marinha norte-americana´”. Ora, as coisas não se ficam por aqui, há quem defenda que o que se passou no Japão e até a tempestade de granizo que se abateu sobre a região de Lisboa, outra coisa não é senão as consequências das ondas provocada pelo HAARP.
Se juntarmos a isto a propaganda com as previsões do líder cristão americano, Harold Camping, que gastou uma fortuna para divulgar o fim do mundo para o dia 21 de Maio e agora avança o próximo dia 21 de Outubro de 2011.
A profecia “apocalíptica” mais popular da atualidade tem a ver com o fim do calendário Maia, a antiga civilização que despontou na América Latina até à chegada dos europeus. O mito instalado explica que os Maias contaram os dias até à data de 21 de Dezembro de 2012. Depois, viria o caos e a destruição. Hollywood agarrou o tema e, no ano passado, o filme ´2012´ arrastou para as salas de cinema milhões de espetadores.
No entanto, mais uma vez, entre o mito e a realidade vai uma distância considerável. Que diz Deus na sua Palavra sobre o fim do mundo? Ou não diz nada! Diz: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmo 119:105). Segundo este texto bíblico não há razão para tanta especulação posto que a “palavra” é “luz para o meu caminho.” Haverá um fim, sim há, quando? Esta foi a pergunta dos discípulos: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.” (Mateus 24:6). Antes destas palavras Jesus tinha avisado: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane.” (Mateus 24:4), ou seja, Jesus previu que a curiosidade manifestada pelos discípulos seria manifesta e especulada antes do “fim do mundo”, leia: “E estando Ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se os discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.” (Mateus 24:3).
Como termina Jesus esta prevenção à especulação: “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.” (Mateus 24:36). Então qual deve ser atitude de quem quer estar preparado para o fim do mundo: ler Mateus 24:37-39 e 41-44.
37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
44 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.”
Sábio conselho: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”

Sem comentários:

Enviar um comentário