3 de janeiro de 2011

COMO SERÁ ESTE ANO 2011?

“Alguém me grita desde Seri: “Sentinela, que vês na noite? Sentinela, que vês na noite?” E a sentinela responde: “Vem a manhã e também a noite. Se querem uma resposta voltem novamente.” Isaías 21:11-12.
Na Antiguidade todos os povos de cultura mais avançada possuíam – cada um, praticamente – o seu próprio calendário, sempre de acordo com o sistema segundo o qual dividiam o tempo. Era o caso dos romanos, gregos, egípcios, babilónios e muitos outros.
Júlio César reformou no ano 46 antes da Era Cristã o Calendário Romano, adoptando, em lugar do ano lunar de 355 dias, o ano solar como nós o conservarmos; daí o nome: Calendário Juliano.
Na oportunidade, desejamos recordar as inspiradoras palavras de Paulo, de profundo conhecimento: “Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prémio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”! (Fil. 3:13,14).
Há pessoas que não gostam de falar ou de se recordar dos episódios tristes, mas apenas dos dias felizes e venturosos; dos dias de vitória. No entanto, podemos rasgar as folhas dos nossos calendários, mas não podemos lançar fora a memória do nosso passado…
No entanto, encontramos pessoas que procuram esquecer os dias de tristeza, de derrota – os “dias maus” – confiantes na Providência Divina! Devemos começar um Novo - Ano com um “novo calendário”, tanto mais que o Apóstolo Tiago diz: “No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por pouco, e logo se desvanece”!
Como será esta Ano que agora começou? Esta é uma pergunta que se levanta nos quatro cantos do globo. O homem sempre temeu o dia de amanhã…
Contudo, sabe-se que o pastor oriental costuma caminhar apoiado no cajado, à frente das ovelhas. Assim, qualquer ameaça ao rebanho será em primeiro lugar enfrentada por ele! Com maior razão, o Pastor Divino caminha sempre à frente da nossa vida e do dia de amanhã! Com efeito, está escrito: “Não temas, ó pequeno rebanho! Porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino!” Luc. 12:32.
Amigos, no meio de tantas incertezas e de tanta desorientação, como é bom e confortador buscar na Palavra de Deus um ponto de apoio e segurança para a nossa caminhada no mundo! Na rápida transição de um ano para outro, temos uma dupla mensagem: uma, do “passado” que fica, e outra, do futuro que se vai descortinando diante de nós; “uma”, para o ano que passou, e “outra”, para o novo ano que começou!
Jesus, na Sua pessoa divina, liga o “passado” ao “futuro” numa consciência nítida da Sua missão presente! – o mesmo ontem, hoje e eternamente.”
Deixo este texto a todos/as o que fazem o favor de ler este blog: “Os olhos do Senhor estarão sobre o seu povo”! “Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão”! E ainda: “Os meus dias estão nas Tuas mãos”! Salmo 34:15

Sem comentários:

Enviar um comentário