7 de dezembro de 2010

INACREDITAVEL, TORNADOS EM PORTUGAL!

Quarenta e duas pessoas, entre elas 19 crianças, ficaram feridas na sequência de um tornado que atingiu ontem, por volta das
14h30, os concelhos de Tomar, Sertã e Ferreira do Zêzere. Quatro pessoas ficaram feridas com gravidade, mas entre os 39 que necessitaram de assistência hospitalar, "maioria já teve alta médica", adiantou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Vinte e três pessoas ficaram feridas em Tomar: 20 desses feridos estavam no jardim-de-infância João de Deus, na Estrada de Leiria, onde o telhado de um anexo desabou com a intensidade do vento. "Todos ficaram feridos sem gravidade", adiantou o vereador da protecção civil da Câmara de Tomar. Entre os feridos estão adultos e crianças. Naquele momento, 70 crianças estavam no jardim-escola.
De acordo com o vereador, o tornado terá durado cerca de 15 minutos, ter-se-á iniciado a 2 km da cidade de Tomar e atravessado 12 km do concelho. Além do desabamento do telhado do jardim-de-infância, os ventos fortes terão provocado estragos numa centena de casas e nalgumas viaturas e terão levado à queda de algumas árvores que obstruíram as vias. Uma das árvores caídas obstruiu mesmo uma ligação ao Convento de Cristo, mas, segundo o responsável pela Protecção Civil, "a situação já se encontra normalizada e já não há árvores a obstruir as vias rodoviárias".
O site da Autoridade Nacional de Protecção Civil confirma que caíram centenas de árvores em Tomar e uma centena de casas ficou com os telhados danificados. Algumas zonas ainda estão sem electricidade, devido a uma sub-estação da EDP (Venda Nova) ter sido atingida pelos ventos fortes. As comunicações telefónicas, fixas e móveis, também sofreram perturbações depois da passagem do tornado, mas já estão a funcionar normalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário