17 de novembro de 2010

A NOVA ERA E A IMPLANTAÇÃO DO CHIP!

Aceitaria implantar, no corpo, um chip que pode armazenar todas as informações sobre a sua saúde? O governo americano deu luz verde para que pacientes possam usar, sob supervisão médica, chips implantados na pele.
Os chips são minúsculos, menores que um botão de uma camisa comum. Colocados no pulso da pessoa, eles terão um código que permitirá a hospitais em todo os Estados Unidos identificar informações como tipo sanguíneo, alergias e medicamentos tomados pelos pacientes.
Uma sondagem de rua foi feita sob a possiblidade de receber um chip, a maioria das pessoas pensou que se estava a falar de ficção ou algo a acontecer num futuro longínguo. A questão era: “Permitiria que lhe implantassem um chip?”
“Eu teria medo. Acho que me daria a impressão de ser uma máquina.” Uma outra pessoa respondeu: “Usaria se fosse necessário e convenceria toda a família a usar”, afirmou um senhor. “Mesmo que assuste, seria bom”, ressalta uma outra pessoa. “Eu acho isso muito interessante,” disse uma crinça.
Os chips serão usados apenas para fins médicos, mas muita gente teme que mais cedo ou mais tarde ele possa ser usado – como nos filmes de Hollywood – para localizar e monitorizar as pessoas.
“Uma coisa desse tamanho dentro do corpo e por toda a vida, aí fica a sua história dentro de um chip e poderá ser útil.” Foi a afirmação categórica de um entrevistado. “Não sei até que ponto a tecnologia é benéfica, e até que ponto ela aprisiona o ser humano”, questiona uma senhora.
A cantora baiana Pitty, revelação do rock brasileiro, tornou-se noticia no Brasil por falar mão dos chips: "Eu acho que a desconfiança vem de quem controla isso, na mão de quem está isso? A gente confia o suficiente nas pessoas que têm esse controle?”, indaga Pitty.
Mas o que muitos não sabem é que o chip não é apenas o futuro, mas também o presente. “O chip já faz parte da vida das pessoas há algum tempo, desde sua batedeira até ao seu celular, televisão, etc”, explica o gerente de tecnologia Max Leite.
O engenheiro electrónico e professor Nilton Morimoto, da Universidade de São Paulo (USP), lembra que o carro também está cheio de chips: “Você tem a transmissão electrónica há muitos anos e nem se deu conta disso. Existem, hoje, sistemas que controlam o acendimento dos faróis, o ligamento do limpador de pára brisa, o accionamento de luzes, airbags. Todo o sistema de controlo do carro é electrónico e você nem sabia disso”, enumera Morimoto.
Algumas vantagens são óbvias. O ladrão não pode fazer uma cópia da chave do carro porque tem um chip dentro dela dizendo que aquela chave é de determinado carro”, complementa o professor da USP.
Mas o futuro pode ser sombrio, caso você carregue um chip dentro do corpo, ou dentro do crachá da empresa. “O seu chefe pode dizer, efectivamente, quanto tempo você passou trabalhando, quanto tempo você gastou para almoçar e quanto tempo você leva para fazer cada actividade dentro da empresa”, explica Morimoto.

1 comentário:

  1. Eu particularmente acho que devemos orar a Deus e pedir a sua benção para os humildes de corações ,já não temos força pra lutar contra o mundo , Jesus venceu o mundo, mas nos não iremos a lugar algum .

    ResponderEliminar