1 de novembro de 2010

A AL-QAEDA CONTINUA A MATAR E ATERRORIZAR

Um dos pacotes com explosivos que foi interceptado na sexta-feira quando seguia do Iémen para os EUA foi preparado "de maneira profissional", disse neste sábado a polícia de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo os especialistas, o material achado num depósito da transportadora FedEx trazia as "marcas registadas" da organização terrorista al-Qaeda. O pacote continha o explosivo pentaeritritol (PETN), o mesmo usado em uma tentativa de atentado em um avião que fazia o voo entre Absteria e Detroit no Natal de 2009. Até o momento nenhum grupo reivindicou responsabilidade pela ameaça.
A ação, que teria como alvo sinagogas em Chicago, foi descoberta após a interceptação de pacotes vindos do Iémen , e contendo explosivos, em um avião cargueiro da empresa United Parcel Service (UPS), no aeroporto de East Midlands, a cerca 150 quilómetros de Londres, e num depósito da transportadora FedEx em Dubai. Isso desencadeou alertas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e no Oriente Médio. Outros aviões em aeroportos americanos passaram por inspecções, pois continham pacotes vindos do Iémen.
________________________________________
"O artefacto foi preparado de maneira profissional e dotado de um circuito eléctrico conectado a um cartão de telefone celular oculto na impressora", disse um comunicado da polícia de Dubai. "A maneira como o artefacto foi preparado tem características similares às utilizadas por grupos terroristas como a Al Qaeda", conclui o comunicado.
Especialistas britânicos ainda estão tentando estabelecer se o pacote encontradono país era "um dispositivo explosivo viável".
- Neste ponto (da investigação), posso dizer que o dispositivo continha material explosivo - disse a secretária do Interior britânica, Theresa May. - O trabalho de análise continua - afirmou, acrescentando que o comité de emergência do governo britânico, conhecido como Cobra, na sigla em inglês, se reuniu na sexta-feira e vai realizar outra reunião neste sábado.
- Estamos analisando as medidas de segurança para cargas aéreas do Iémen.
Iémen reitera determinação na luta contra o terrorismo
O governo do Iémen reiterou neste sábado a determinação de prosseguir na luta contra o terrorismo.
________________________________________
- O Iémen seguirá mobilizando esforços no âmbito da luta contra o terrorismo, em colaboração com a comunidade internacional - declarou em Sanaa um porta-voz do governo.
Citado pela agência oficial Saba, o porta-voz afirmou que a determinação do Iémen é justificada porque o "terrorismo é um perigo que ameaça todo o mundo". A fonte confirmou que os serviços de segurança e as autoridades da aviação civil iniciaram uma investigação sobre os pacotes suspeitos, que acontece em coordenação com as autoridades dos Emirados Árabes Unidos, do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Em discurso em Washington, na sexta-feira, o presidente Barack Obama se referiu aos incidentes como uma "ameaça crível" para os EUA e prometeu aumentar a segurança pelo tempo necessário. Segundo o presidente, as autoridades americanas não vão poupar esforços para determinar a real fonte do material explosivo e os responsáveis por qualquer complô que possa existir.
- Nós sabemos que a al-Qaeda na Península Arábica continua a planejar ataques contra nosso território, nossos cidadãos, nossos amigos e aliados - disse.
Um novo Afeganistão?
Após o incidente, o Departamento de Segurança Interna dos EUA decidiu elevar o nível de alerta nos aeroportos do país e reforçar as medidas de segurança em terminais. Além de levar de volta aos EUA e ao Reino Unido a ameaça concreta do terror, o episódio faz emergir, ainda, a preocupação com a crescente influência de extremistas da al-Qaeda sobre o Iémen. Nos últimos anos, diversos analistas apontam para o risco de o país transformar-se num novo Afeganistão.
Encravado na ponta da Península Arábica, o pequeno país do Oriente Médio abriga milícias armadas separatistas, conta uma população religiosa e conservadora - composta de 52% de xiitas e 46% de sunitas - , e uma sociedade de valores tribais que se sobrepõem ao enfraquecido governo de Sana.

Sem comentários:

Enviar um comentário