3 de outubro de 2010

O BRASIL VAI ÀS URNAS PARA AGRADECER AO CESSANTE

Luíz Inácio Lula da Silva (Garanhuns, 27 de Outubro de 1945), mais conhecido como Lula, é um político e ex-sindicalista brasileiro. Ele é o trigésimo quinto e actual presidente da República Federativa do Brasil, cargo que exerce desde o dia 1º de Janeiro de 2003.
Lula, forma hipocorística de "Luís", é sua alcunha desde os tempos em que era representante sindical. Posteriormente, este apelido foi oficialmente adicionado ao seu nome legal para poder representá-lo eleitoralmente. É co-fundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, junto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe.
Lula é o brasileiro que mais vezes se candidatou à presidência da República do Brasil, sendo candidato a presidente cinco vezes.
Em 2006 ultrapassou Rui Barbosa, que se candidatou quatro vezes.
Com carreira política feita no estado de São Paulo, Lula é o único presidente do Brasil nascido em Pernambuco. Seu património pessoal, conforme declarado à justiça eleitoral por ocasião das eleições de 2006, foi avaliado em cerca de 840 mil reais.
Segundo a revista norte-americana Newsweek, Lula se encontrava em final de 2008 no 18° lugar das pessoas mais poderosas do mundo, ocupando a liderança do ranking na América Latina. Em lista divulgada pela revista Forbes em Novembro de 2009, Lula foi considerado a 33ª pessoa mais poderosa do mundo. Em ambas as listas, primeira colocação mundial é ocupada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Em 2009 foi considerado o 'homem do ano' pelos jornais Le Monde e El País. De acordo com o jornal britânico Financial Times foi uma das 50 pessoas que moldaram a década pelo seu "charme e habilidade política" e também por ser "o líder mais popular da história do país." Para o Instituto Datafolha, Lula era a personalidade mais confiável dentre uma lista de 27, em pesquisa publicada no primeiro dia do ano de 2010.
Os brasileiros vão hoje às urnas para reeleger Lula. Informação errada? Só nominalmente: que interessa que a candidata do PT seja Dilma Rousseff? Se Lula (o Cara, como é carinhosamente tratado pelo presidente dos Estados Unidos) tivesse escolhido um rinoceronte como sucessor (já aconteceu: conta a revista ´Veja´que, na década de 50, um destes bichos foi candidato a deputado por São Paulo), os brasileiros votavam no rinoceronte. Não admira: Lula arrancou 20 milhões de brasileiros da pobreza e a economia do país prepara-se para ser uma das cinco maiores do mundo.
Mas a lenda Lula, que o próprio foi construindo, fez-se por continuidade, não por revolução: a continuidade da política de Fernando Henrique Cardoso, que disciplinou a inflação e abriu a economia brasileira às privatizações e ao exterior. Lula, controlando as franjas radicais do PT, respeitou a cartilha do antecessor e, mesmo no seu famoso assistencialismo, apenas aprofundou e alargou o que já vinha de trás. Em rigor, o Brasil não vai eleger um novo presidente. Vai às urnas para agradecer ao cessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário