15 de julho de 2010

QUEM VENCERÁ, A BP, A SHELL OU CRISTO?

A companhia petrolífera BP anunciou hoje que conseguiu estancar a fuga de crude no Golfo do México, pela primeira vez desde a explosão na plataforma a 20 de Abril. No entanto, é apenas temporariamente.
Kent Wells, da BP, anunciou que a fuga foi estancada às 14h25 locais (19h25 em Lisboa). “É muito bom não ver nenhum crude a ser libertado para o Golfo do México”, comentou, citado pela BBC online.
O Presidente norte-americano, Barack Obama, comentou o sucedido referindo que se trata de um “sinal positivo”.
A companhia conseguiu estancar completamente a fuga, a 1500 metros de profundidade, depois de ter fechado todas as válvulas de uma nova cúpula, colocada sobre o poço danificado esta segunda-feira.
Os meus estimados leitores/as já repararam que coloco o crude/óleo como um “rumor do fim”, assim é de facto. Para a generalidade dos observadores, esta grave crise é explicada por uns ordenados exagerados de alguns gestores, empréstimos imprudentes e uns especuladores de mercados petrolíferos.
Obviamente que se trata de uma leitura, no mínimo, folclórica, caricata! Os especuladores fazem parte dos agentes de mercado e têm um papel importante. A ideia vulgarizada de que o especulador é um vigarista está profundamente errada. Mais, os chamados especuladores não são parvos!
Se arriscam fechar contratos de barris de petróleo, para entrega a determinado preço em determinada data, é porque identificaram alta probabilidade de tais cotações virem a ocorrer. Eles arriscam muito dinheiro e esforço. Eles sabem que o petróleo, para além de ser uma commodity estratégica, motora da economia no último século, tornou-se uma reserva de valor e em extinção. Nos últimos cinco anos, o dinheiro envolvido no mercado energético aumentou 30 vezes?
Pela primeira vez, com propriedade, podemos falar em “ouro negro”! A designação havia-se generalizado pelo “elevado” valor do petróleo, fácil fonte de enriquecimento dos países exportadores. No entanto, era, até hoje, empírica e abusiva.
A comparação ao ouro só é legítima se se verificarem as duas carateristicas do metal amarelo:
* Um elevado valor por unidade física;
* Ser unanimemente reconhecido como reserva de valor, particularmente em situações de crise. Ser refúgio na tormenta.
Então quem governa o mundo?
De que necessitam os aviões, os navios, os carros? E isto para não estender a lista! Somos prisioneiros, somos um rebanho manipulado e condicionado por uns quantos. Até quando? Não sei! Só sei que o crude é um mineral e que tem um fim. E por este mineral digladiam-se as nações, quem vencerá?
A BP, a SHELL, ou Cristo?

Sem comentários:

Enviar um comentário