13 de junho de 2010

DIRIGENTES CRISTÃOS ALVOS DO GOVERNO DO IRÃO

IRÃO – As histórias de cristãos no Irão nos últimos dois meses equiparam-se aos sofrimentos do apóstolo Paulo a causa de Cristo. Enquanto lemos os vários relatos de Paulo sendo espancado, sofrendo naufrágios e morrendo após ser condenado à morte, observamos que esses cristãos também podem contar histórias de prisões terríveis, torturas físicas e espancamentos, noites sem dormir, e até sobre doenças repulsivas que contraíram por causa de tudo isso. Os métodos dos tiranos mudaram, mas a realidade de perseguição continua a mesma.

Muito já aconteceu no mundo desde que o pastor Behrouz Sadegh-Khandjani foi preso e, certo tempo depois, pela graça e obra de Deus, libertado do cárcere.

Toda a perturbação do período das eleições no Irão já acabou. O país não aparece com tanta frequência nas manchetes dos principais jornais e meios de comunicação. Com o passar do tempo, as imagens das pessoas defendendo apaixonadamente a sua liberdade diante da tirania desapareceu da consciência colectiva que partilhamos.

Ainda assim, é incrível ver como algumas pessoas são alvos do governo, por exemplo, o pastor Behrouz. Um líder cristão era uma das mais altas prioridades da lista, a ponto de o serviço secreto traçar um plano mirabolante para prendê-lo e lançá-lo numa terrível cela de prisão.

Os detalhes de seu cárcere só foram descobertos após a sua libertação. Ele foi colocado propositadamente numa cela com prisioneiros que tinham hepatite e AIDS, na expectativa de que contraísse as doenças. Mesmo depois de ser libertado, ele ainda sofre com a vigilância intensa e foi proibido de deixar o Irão. Constantemente o pastor é ameaçado de ser capturado novamente.

Mas o pastor Behrouz não é o único. Numa outra cidade iraniana, um pastor chamado Behnam também estava na lista de prioridades e descobriu que o serviço secreto tinha ligado para os membros da sua igreja pressionando-os a prestar queixas contra o pastor. Depois de saber isso, ele foi preso, foi terrivelmente torturado e está numa uma cela horrível com problemas de saúde graves.

O irmão Youssef, pastor noutra cidade, também foi preso, a razão apresenta ele ter-se recusado a deixar os filhos receberem ensinamento islâmico. Há mais de 10 meses que esse irmão está encarcerado porque queria que a sua família fosse alimentada com a Palavra de Deus.
Poderíamos relatar muitos outros casos, nos quais esses homens humildes e os que estão a seu cargo são marginalizados e perseguidos. Eles não têm ambições de atacar o governo, criar redes de espiões e de ações institucionais, campanhas mundiais na mídia, etc., mas ainda assim estão na lista negra das autoridades. E isso ocorre porque seguem a Cristo verdadeiramente.

Ore pelos líderes cristãos iranianos e peça a Deus que os guarde, lhes dê sabedoria e, principalmente, forças para vencer essas circunstâncias tão difíceis.

Sem comentários:

Enviar um comentário