28 de abril de 2010

AGORA, VÓS, RICOS, CHORAI, E PRANTEAI.

A crise na Zona do Euro está a ter «eco» até na imprensa brasileira. O assunto é capa do jornal «O Globo», que destaca o défice fiscal de Portugal e da Grécia como ameaça à recuperação da economia mundial.

«Corte de Portugal e Grécia agrava crise europeia», noticia um dos jornais de maior circulação no Brasil ao referir que o «temor» de incumprimento da dívida dos dois países fez as bolsas caírem na terça-feira à volta de 6%.

Ao citar a agência de classificação de risco Standard & Poors (S&P) que cortou a avaliação das notas de crédito de Grécia e de Portugal, dada a alegada «fragilidade da situação fiscal dos dois países», o Globo publicou que a notícia «levantou suspeitas de que a crise que os dois países enfrentam pode alastrar-se pela Europa, contendo o ritmo de recuperação da economia global», escreve a Lusa.

O jornal também cita que Portugal fechou 2009 com um défice fiscal de 9,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). O «tecto» para os membros da Zona do Euro é de 3% do PIB.

«Como a disparidade se repete em outras nações, como Espanha e Irlanda, teme-se que crises até então nacionais se transformem numa crise regional», noticiou.

O referido diário também ressalva a greve dos trabalhadores do sector dos transportes contra as medidas de austeridade para «combater o défice fiscal e o risco de incumprimento da dívida soberana», anunciada pelo Governo português «temendo um contágio da crise grega»

Sem comentários:

Enviar um comentário