10 de novembro de 2009

SECRETARIO GERAL DA ONU APELA À UNIÃO ENTRE LÍDERES RELIGIOSOS

O secretário-geral da ONU pediu hoje [03/11] aos líderes religiosos para "servir de exemplo para o estilo de vida de milhares de milhões", através da criação de espaços verdes de culto, compra de produtos ecológicos e investir em produtos eticamente sustentável.
Ban Ki-moon fez o grito de guerra no castelo de Windsor, onde os membros das religiões e grupos seculares foram assistir a uma cúpula de três dias sobre a mudança climática. Ele disse aos delegados que poderiam encorajar os governos a "agir com mais ousadia" na proteção das pessoas e do planeta.
"Temos a tecnologia e a ciência. A ciência já deixou claro que a mudança climática está acontecendo e acelerando muito, muito mais rápido do que pensávamos", disse ele.
"Temos know-how e os recursos, mas o vácuo é só na vontade política, que é tudo o que está faltando. Pode provocar, desafiar e inspirar os líderes políticos".
O público sentado na Câmara de Waterloo tinha viajado de tão longe como a China, Gana, Índia, Japão e Tanzânia. Moon disse que muitos na sala tinham sua primeira experiência em relação à crise climática.
"As pessoas mais propensas a sofrer primeiro e pior ... são os pobres. Os pobres também são os menos responsáveis pelas emissões atualmente em nossa atmosfera."
"Não é um jogo de quem espera por quem. Os países industrializados devem dar o primeiro passo." Os grandes grupos religiosos estavam envolvidos com mais da metade das escolas do mundo, eles eram a terceira maior categoria de investidores, que produziram mais revistas semanais e jornais que "toda a imprensa secular" na União Europeia, acrescentou.
"Seu impacto potencial é enorme. Vocês são os líderes que podem ter o mais longo, amplo e profundo alcance".
Seu discurso foi um momento sóbrio em eventos do dia, que começou com uma procissão de delegados da conferência através da cidade suburbana. Suas vestes varrendo as poças, os budistas, os bispos, imãs, monges, sacerdotes e rabinos subiram a colina do castelo.
Uma vez dentro da sala com painéis ouviram uns dos outros planos para combater as alterações climáticas em suas comunidades. Na China, os budistas iriam promover o vegetarianismo e uma abordagem mais comedido a queima de paus de incenso. Da Índia veio se compromete a utilizar a energia solar em gurdwaras Sikh e realizar auditorias energéticas.
O secretário-geral da ONU Olav Kjorven disse que o momento da coleta de Windsor não poderia ter sido mais fortuito.
Os negociadores se reuniram em Barcelona esta semana antes do mês do próximo mês Climate Change Conference Copenhague próximo e teriam, segundo ele, continuam "no rito antigo" das negociações sobre mudança climática em que cada participante para tentar garantir o melhor negócio para seus país, e deixar os outros com tanto do projeto como possível.
"Você veio a Windsor com a mentalidade oposta - de que há uma abundância de possibilidades."
A cúpula de três dias, organizada pela Aliança de Religiões e Conservação, termina amanhã. [04/11]
Fachruddin Mangunjaya, da Conservation International na Indonésia, disse que foi encorajado pelo Secretário-Geral das palavras. "É muito importante para nós. Temos um real reconhecimento e apoio das Nações Unidas. Cerca de 85% do mundo acredita em alguma coisa e é sobre como mudar os corações e mentes. Uma maneira de fazer isso é religião."
"Temos muitos problemas ambientais na Indonésia - que sofrem com as inundações, maremotos. Temos 1.000 ilhas e que são frágeis. Lotes de nosso povo vive em zonas costeiras, junto à praia. Devemos mover-se rapidamente e agir agora."
Fonte - The Guardian
Nota DDP: Alguns acréscimos pertinentes: A "Alliance of Religions and Conservation" que promoveu o evento, é dirigida por um indivíduo de nome Martin Palmer, tendo como foco auxiliar as maiores religiões do mundo a desenvolver programas ambientais com fundamento nas suas próprias crenças.
Essa entidade passou a integrar o "Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas", órgão da ONU com que a ARC também se alinhou com a intenção de desenvolver diretivas para as grandes religiões em termos de preservação do meio ambiente.
Sem aprofundar muito no tema, há de ser observado que a ARC propôs um documento chamado "Guia para criar seu plano de sete anos", onde subsiste uma "interessante" seção nomeada como "Celebration" (Celebração). Nesta, é proposto que as religiões incentivem seus membros a realizarem seus "festivais", dias de comemoração onde se abstêm das práticas seculares, inclusive se dando como exemplo um "buy nothing day" (dia sem compras). Mais, para as religiões que não possuem este tipo de rito, é sugerido que se venha a "aderir" aos costumes de outros segmentos em nome do meio ambiente.
O que sugeririam os cristãos com base em todo este quadro e face à iniciativa dos chineses com o vegetarianismo, por exemplo? Martin Palmer dá uma dica ao tratar da questão da direita religiosa americana:
"É realmente muito mais, sobre uma profunda compreensão do descanso da criação, natureza, chame como quiser."
Veja mais em "Crentes podem mudar o destino do planeta". Destaque:
"É por isso que as vozes, as obras e os ensinamentos dos grupos religiosos do mundo, são tão vitalmente importantes. Nas próximas semanas, exorto-vos a fazer suas vozes ouvidas alta e claramente" (Ban Ki-moon)
Palmer finaliza rogando que as lideranças religiosas e os governos andem lado a lado nesta jornada pelo meio ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário