10 de novembro de 2009

O VATICANO UNE-SE NA BUSCA DE VIDA EXTRATERRESTRE


A Academia Pontifícia de Ciências está realizando uma conferência sobre astrobiologia, o estudo da vida fora da Terra, com cientistas e líderes religiosos reunidos em Roma esta semana.
Durante séculos, os teólogos têm discutido sobre o que a existência de vida em outros locais do universo significaria para a Igreja: pelo menos desde Giordano Bruno, um monge italiano, que foi condenado à morte pela Inquisição em 1600 por afirmar que existem outros mundos.
Entre outras coisas, muito estranho ao olhar extraterrestres seria difícil encaixar com a idéia de que Deus "fez o homem à sua imagem".
Além disso, o papel de Jesus Cristo como Salvador ficaria confuso: será que os outros mundos têm suas próprias figuras de Cristo, ou o Cristo da Terra seria universal?
No entanto, assim como a Igreja eventualmente fez acomodações após Copérnico e Galileu mostrarem que a Terra não era o centro do universo, e quando tardiamente aceitou-se a verdade [sic] da teoria da evolução de Darwin, os líderes católicos dizem que a vida extraterrestre pode ser alinhada com os ensinamentos bíblicos.
O padre José Funes, um astrônomo jesuíta do Observatório do Vaticano e um dos organizadores da conferência, disse: "Como existe uma multiplicidade de criaturas na Terra, assim poderia haver outros seres, igualmente inteligentes, criados por Deus. Isso não entra em conflito com a nossa fé, porque não podemos colocar limites à liberdade criadora de Deus".
Nem todos concordam. Paul Davies, teórico-físico e autor de O Enigma Goldilocks, disse ao Washington Post que a ameaça para o cristianismo é "ser subestimado" por líderes da Igreja. Ele disse: "Acho que a descoberta de uma segunda gênese seria de enorme significado espiritual. A verdadeira ameaça viria a partir da descoberta de inteligência extraterrestre, porque, se há seres em outros lugares do universo, então os cristãos, eles estão nesta situação horrível. Eles acreditam que Deus se encarnou na forma de Jesus Cristo, a fim de salvar a humanidade, não os golfinhos ou os chimpanzés ou homenzinhos verdes em outros planetas."
A conferência da Academia contará com apresentações de cientistas - nem todos cristãos - sobre a descoberta de planetas fora do nosso sistema solar, sobre o registro geológico do início da vida na Terra, como a vida pode ter começado na Terra, e se vida extraterrestre de uma bioquímica diferente da nossa aqui pode existir sem o nosso conhecimento, entre muitas outras coisas.
Fonte: Telegraph
Saiba mais: "O Vaticano e os extraterrestres".

Sem comentários:

Enviar um comentário