25 de outubro de 2009

OBAMA DECLARA H1N1 UMA EMERGÊNCIA NACIONAL

(Sábado 24 Outubro, 2009)
O presidente Barack Obama declarou que o surto de gripe suína uma emergência nacional e de seu secretário de saúde habilitados a suspender exigências federais e tratamento de velocidade para milhares de pessoas infectadas.
A declaração de que Obama assinou na sexta-feira a Lei que autoriza o Sistema de Saúde e Serviços Humanos Secretário Kathleen Sebelius para contornar as normas federais para as autoridades de saúde poderem responder mais rapidamente ao surto, que já matou mais de 1.000 pessoas nos Estados Unidos. (Veja como funciona o vírus H1N1.)
O objectivo é remover obstáculos burocráticos e tornar mais fácil para as pessoas doentes a procurar tratamento e prestadores de serviços médicos a fornecer-lhe imediatamente. Isso poderia significar menos barreiras que envolvem o Medicare, Medicaid ou regulamentos de privacidade de saúde.
"Como nação, temos preparado em todos os níveis de governo, e como indivíduos e comunidades, tomando medidas sem precedentes para combater a pandemia emergentes", escreveu Obama na declaração, que a Casa Branca anunciou neste sábado.
Ele disse que a pandemia está em constante evolução, as taxas da doença estão a aumentar rapidamente em muitas áreas e há um potencial de "sobrecarregar os recursos da saúde."
Devido a atrasos na produção da vacina, o governo recuou inicial, as estimativas optimistas de que até 120 milhões de doses estarão disponíveis em meados de Outubro. A partir de quarta-feira, apenas 11 milhões de doses foram enviadas para os departamentos de saúde, consultórios médicos e outros prestadores, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention disseram autoridades.
Agora, o governo espera ter cerca de 50 milhões de doses de vacina contra a gripe suína, em meados de Novembro e 150 milhões em Dezembro.
O vírus da gripe tem de ser cultivado em ovos de galinha, e o rendimento não foi tão elevada como se esperava inicialmente, os funcionários explicaram.
Gripe suína é mais comum hoje do que nunca. As autoridades de saúde dizem que quase 100 crianças morreram da gripe, conhecida como H1N1, e 46 estados já têm actividade gripe generalizada.
Em todo o mundo, mais de 5.000 pessoas já morreram por gripe suína, uma vez que surgiu este ano e tornou-se uma epidemia mundial, a Organização Mundial da Saúde nesta sexta-feira. Como a maioria dos países pararam de contagem individual dos casos de gripe suína, o número é considerado subestimado.

Sem comentários:

Enviar um comentário