22 de junho de 2009

A MÁSCARA

Este fim-de-semana pensei que era o último da minha vida. Tive um AIT, ou qualquer coisa parecido. Vejam lá o susto que eu apanhei! Não tanto pelo AIT, mas uma outra situação no hospital onde dei entrada e onde permaneci deitado por longas hora deitado numa maca naqueles longos corredores, sabem do que estou a falar!
Qual é o meu espanto quando ouço duas enfermeiras mesmo ali, ao pé de mim. Os doentes deitados naquelas macas, abandonados nos corredores, ficam esquecidos. Elas falam entre elas do susto que apanharam ao ter dado entrada nas Urgências um caso suspeito de H1N1. Ao ouvir isto fiquei deveras assustado, e disse às enfermeiras para tratarem com urgência da minha saída, enfim, deram-se conta que um ser vivo estava ali a ouvir a conversa delas. Afastaram-se confusas, voltam algum tempo mais tarde a sorrir e a dizer que era uma brincadeira. Esgueiraram-se num daqueles departamentos de medicina, ortopedia, etc., a gente não entende nada daquilo. Mas nós os “abandonados dos corredores” não somos parvos e percebemos muito bem quando querem fazer de nós tolos!
Passou-se mais algum tempo, ali numa daquelas portas, surgem dois médicos, a gente sabe que eles são médicos porque andam constantemente com um estetoscópio atravessado ao pescoço ou então nos bolsos mas claramente evidenciados, é para sabermos que são doutores. Qual é o meu espanto quando os ouço a falarem “no caso” do H1N1 que tinha dado entrada lá no Hospital. Grito espavorido: "Meus amigos - eu que não sou de meias palavras - tirem-me daqui para fora ou senão eu punha-me a milhas". Viraram as costas “a disfarçar”, não se tinham dado conta que estava ali um “abandonado dos corredores”. Passados alguns instantes voltaram e dirigiram-se a mim dizendo que não tinha sido nada, “nada de especial”. Pedi-lhes uma máscara.
Esbugalharam os olhos e disseram: “Pois é, uma máscara”. Eles começaram a andar de máscara, mas eu era um “abandonado dos corredores” não tive direito a máscara.
Será que todos estamos condenados a andar de MASCARA ou só alguns é que terão direita à máscara?
Por mim, depois de algumas dificuldades sem máscara, lá escapolirme do hospital, disse de mim para mim, “fogo! vai-te AIT e saia um AVC”. Não há máscaras para os abandonados dos corredores! É mais ou menos assim: Salve-se quem puder porque não há máscara, bom, isto são rumores do fim, ou não são?

Sem comentários:

Enviar um comentário