3 de junho de 2009

DESTROÇOS DO VOO 447 - AIR FRANCE

Navios recolhem destroços de avião da Air France
03 Junho '09


Brasília confirmou que os destroços encontrados no Atlântico, a mais de mil quilómetros da costa, pertencem ao voo AF 447 ECPAD, EPA
Um navio de patrulha, uma fragata e uma corveta da Armada brasileira asseguram hoje a missão de recolha dos destroços do voo Air France 447 encontrados a 400 milhas (740 quilómetros) a nordeste do arquipélago de Fernando de Noronha. As autoridades francesas, que vão conduzir as investigações ao desastre aéreo, destacaram para o local o navio de exploração submarina "Pourquoi Pas".
A primeira esteira de destroços do Airbus A-330, com cinco quilómetros de extensão, foi detectada na terça-feira por um dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) envolvidos nas operações de busca. Os dados recolhidos pelo radar do Embraer R-99 seriam mais tarde confirmados pela tripulação de um Hércules C-130. Ao início da noite, o ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, vinha a público para dizer que não restava "qualquer dúvida" de que os materiais avistados pela FAB pertenciam ao avião da Air France.
Os cinco mil metros de destroços, assinalava ontem o governante brasileiro, foram "suficientes" para a identificação do aparelho. Isto porque "não há como supor que a maré tenha reunido cinco quilómetros de material trazido da praia".
O Estado-Maior das Forças Armadas francesas admitiu esta quarta-feira que deixou de haver espaço para dúvidas quanto à identificação dos destroços encontrados no Oceano Atlântico. A posição das chefias militares de Paris foi deixada à agência France Presse pelo capitão da Armada Christophe Prazuck: "Apesar de a confirmação formal ainda não ter sido obtida, recuperando os destroços e efectuando uma análise técnica, a dúvida deixou de ser permitida".
Navio francês procura caixas negras
Nas últimas horas, um aparelho Atlantique 2 sobrevoou a faixa de destroços encontrada a um milhar de quilómetros da costa continental do Brasil e a cerca de dois mil quilómetros da linha costeira do Senegal.
Um avião AWACS da Força Aérea francesa vai agora acertar as coordenadas dos destroços para facilitar o trabalho de um navio de exploração entretanto destacado por Paris. Equipado com dois robôs submarinos, o "Pourquoi Pas" vai tentar recuperar as caixas negras do Airbus A-330, que poderão estar submersas a milhares de metros de profundidade. Em teoria, aqueles mecanismos estão preparados para emitir durante um mês um sinal de localização até seis mil metros de profundidade.
"A caixa negra não bóia. Teremos que fazer a busca. Estando a grande profundidade, haverá grande dificuldade para encontrá-la", reconheceu o ministro brasileiro da Defesa. As caixas, indicou Nelson Jobim, podem jazer a uma "profundidade que varia entre os dois mil e os três mil metros".
A missão de recolha dos destroços foi confiada a três vasos da Armada do Brasil, que se juntam a outros três navios mercantes desviados para as buscas. Ao longo de mais de 24 horas, as operações foram partilhadas por meios aéreos e navais de Brasil, França, Estados Unidos e Espanha. A base foi montada no pequeno aeroporto da estância turística de Fernando de Noronha, agora ocupado por helicópteros Black Hawk e aviões da FAB.
Investigadores franceses no Brasil
Caberá agora às autoridades francesas conduzirem as investigações sobre as causas do desastre do avião da Air France. Dois peritos franceses encontram-se no Brasil para assegurar as primeiras análises, em coordenação com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos daquele país.
As autoridades francesas colocam a ênfase na necessidade de encarar com prudência as primeiras explicações para o desaparecimento do voo AF 447. Designadamente a tese de uma sequência de avarias eléctricas provocada por condições climatéricas adversas - a última comunicação automática do aparelho para a sede da Air France, a dar conta de um problema eléctrico, foi efectuada numa zona perigosa de convergência entre massas de ar dos hemisférios Norte e Sul.
Diante do Parlamento, em Paris, o primeiro-ministro francês, François Fillon, frisou que por ora "nenhuma hipótese está a ser privilegiada".
Para lá dos radares
O avião da Air France desapareceu na noite de domingo para segunda-feira com 216 passageiros e 12 membros da tripulação a bordo. O voo AF 447 cumpria a ligação entre o Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, e o Aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle, em Paris.
O último contacto do Airbus foi efectuado mais de três horas após a descolagem, que teve lugar às 19h00 (23h00 em Lisboa). Ao cabo de quatro horas de voo, quando já se encontrava a centenas de quilómetros do raio de alcance da estação de radar mais próxima, o avião terá sido sacudido por turbulência. Cerca de 14 minutos depois, foi emitida uma mensagem automática para a sede da transportadora francesa a reportar uma avaria eléctrica. Foi então que o aparelho deixou de transmitir dados.
O Governo do Brasil já decretou três dias de luto nacional para homenagear as vítimas do desastre do voo Air France 447.

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